TRE dá início ao planejamento das Eleições 2018 no Piauí e analisa o que será mudado

0
169

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE) deu início nesta segunda-feira (19) ao Planejamento Integrado das Eleições 2018. De acordo com o presidente do TRE, desembargador Joaquim Santana, a reunião tem objetivo de analisar os eventuais problemas que ocorreram nas últimas eleições e planejar primeiras ações para o próximo ano.

Joaquim Santana
Joaquim Santana

“A ideia é planejar. O Tribunal Eleitoral começa cedo a pensar sobre os problemas do futuro, de modo que a eleição já comece a ser planejada através dos planos de ações e previsões do que pode ocorrer em relação à segurança e demais assuntos. Nós ainda não temos uma prioridade definida, porque na medida em que a reunião for se desenvolvendo é que vai se instalando essa prioridade. Vamos analisar o que aconteceu nas útimas eleições e o que deve ser mudado em 2018. Até o mês de setembro, o planejamento deve estar pronto”, afirmou.

Evaldo Moura
Evaldo Moura

O desembargador Evaldo Moura disse que um dos maiores problemas enfrentados é referente à biometria, que entrará no Plano de Planejamento para as próximas eleições. “Nós estamos com dificuldade para a realização da biometria em alguns municípios. Não por nossa culpa, mas por falta de divulgação e interesse do eleitor. Nós vivemos em um país em que se deixam tudo para a última hora, as pessoas só procuram na última hora e criam um pouco de dificuldade para quem quer fazer as coisas corretamente. Nós queremos o maior percentual de biometria possível, mas não depende apenas do TRE, nós dependemos também dos partidos, candidatos e do próprio eleitorado”, argumentou.

Para a coordenadora de planejamento Cláudia Pissolato, a discussão sobre acessibilidade e segurança dos eleitores deve ser uma das prioridades nas reuniões. “Uma coisa que vamos trabalhar na próxima eleição, apesar de que não foi ruim na anterior, é a questão de acessibilidade. A intenção é melhorar cada vez mais. Então vamos tem um cuidado especial no mapeamento dos locais de votação para dar mais acessibilidade e também segurança aos eleitores”, finalizou.

 

Fonte: Portaz AZ

Fotos:Wilson Nanaia

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Protected by WP Anti Spam