Jaicós| Vereador pleiteia melhorias para o Centro de Convivência de Idosos e para o Bairro N. S. Das Mercês

0
0

A Câmara Municipal de Jaicós aprovou na sessão legislativa desta sexta-feira (10) três requerimentos de autoria do Vereador João Bosco Evangelista Lima (PMDB), com solicitações de grande importância.

O Vereador solicitou do Prefeito Ogilvan da Silva Oliveira e da Secretária Municipal de Assistência Social Ana Karoline de Meneses Sousa, a criação do Centro de Convivência dos Idosos – CCI “itinerante” e a reforma e ampliação do prédio do prédio do Centro de Convivência dos Idosos – CCI..

Segundo ele, no processo de envelhecimento as Redes Afetivas e Sociais são de grande relevância para se obter qualidade de vida e assim um envelhecimento ativo e saudável.  O Centro de Convivência é um espaço formal que possibilita a criação destas redes, primeiramente dentro do próprio espaço, para posteriormente estender os vínculos para além da instituição. “Vemos a necessidade da criação do centro de convivência do idoso itinerante para as localidades da zona rural, pois nem todos tem acesso à sede do município, ou não tem condições de participar dessas atividades na cidade. Portanto, com a criação itinerante todos os idosos de nosso município serão contemplador por seus serviços”, disse.

Bosquim destacou que o Centro de Convivência dos Idosos do município de Jaicós necessita de uma reforma e ampliação a fim de adequar as necessidades de seus usuários, pois mais que um espaço de socialização, recreação e entretenimento, o centro de convivência de idosos visa fornecer ferramentas para que cada usuário possa ter maior autonomia e qualidade de vida, corroborando assim para criação de  um diálogo permanente entre vida privada e social. O CCI tornou-se abrigo de muitas histórias, início de grandes amizades e recanto de muitas recordações.

O envelhecimento da população idosa acarretou mudanças do perfil social, físico e psicológico, demandando estratégias e estruturas que contemplem a atenção e o cuidado dos idosos, tais como: a preservação dos seus direitos como cidadão, a disponibilidade de recursos públicos à sua saúde e a seguridade social, o direito ao lazer, e a implantação de políticas públicas de saúde voltadas aos aspectos paliativos, preventivos e curativos. “Além de ser um espaço utilizado para festas, encontros e eventos em geral, os grupos de Terceira Idade da cidade poderão utilizar o novo espaço para aulas de ginástica organizadas especialmente para eles, oficinas de artesanato e costura entre outras atividades que poderão ser oferecidas gratuitamente pela Administração Municipal”, ressaltou.

No terceiro Requerimento apresentado, o Parlamentar solicitou do Governador do Estado do Piauí, José Wellington Barroso Araújo Dias, a aquisição de 5.000² (cinco mil metros quadrados) de calçamento poliédrico para os bairros Serranópolis, João Antônio de Oliveira (João Melé) e Nossa Senhora das Mercês, no municipio de Jaicós.

Justificou dizendo que os bairros Nossa Senhora das Mercês e João Antônio de Oliveira (João Melé) estão crescendo dia-a-dia, porém nenhum benefício por parte do poder público foi construído. No bairro Serranópolis há diversas ruas que ainda não foram contempladas com o calçamento, o que causa diversos transtornos aos moradores. “A construção de calçamentos mais do que um novo visual, irá trazer mais qualidade de vida aos cidadãos, como também o fim ao convívio diário com a poeira e a lama na frente de casa”, finalizou.

Da Redação

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA